Vitória: Museu da Ilha das Caieiras celebra primavera e cultura afro do dia 23 ao dia 29

O Museu Histórico da Ilha das Caieiras Manoel dos Passos Lyrio participa, de 23 a 29 de setembro, da 7ª Primavera dos Museus, cujo tema é “Museus, Memória e Cultura Afro-brasileira”. A promoção é do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), do Ministério da Cultura.

Na programação constam atividades culturais envolvendo estudantes de escolas localizadas ao entorno do museu, que é vinculado à Secretaria Municipal de Cultura (Semc). A Primavera dos Museus é uma ação que acontece anualmente desde 2007, através da parceria entre instituições museológicas e o Ibram.

A intenção, além de saudação à primavera, é aumentar a visitação e o envolvimento das comunidades com os museus. A proposta da edição deste ano é que a comunidade participe, reflita, discuta e troque experiências sobre o tema.

A exposição de trabalhos escolares será aberta às 9 horas do dia 24, e às 18h30, será a solenidade com a presença de autoridades. Em seguida, professores e diretores escolares sobre a forma como vem sendo trabalhada a Lei 10.639/ 2003, que dispõe sobre a obrigatoriedade de inclusão no currículo escolar do tema Cultura Afro-brasieira.

Na sequência, a gerente de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Secretaria Municipal de Cidadania (Semcid), Ariane Celestino, fará a palestra “A importância da cultura afro na cultura do Espírito Santo”. Logo após haverá apresentação cultural de alunos e professores de Música da Escola Técnica de Teatro, Dança e Música Fafi.





“O Museu Histórico da Ilha das Caieiras é da comunidade e essa é uma boa oportunidade para as pessoas se apropriarem desse importante espaço. Ao mesmo tempo, este evento dará visibilidade ao trabalho que as escolas estão realizando dentro do tema da 7ª Primavera dos Museus”, destacou a coordenadora do Museu Histórico da Ilha das Caieiras, Clícia Schmildt.

As atividades de apresentação cultural das escolas participantes prosseguem do dia 25 ao dia 27 com apresentações às 8h30 e às 14h30. De 24 a 29, acontece a exposição com trabalhos das escolas sobre a cultura afro-brasileira, de 8h30 às 17 horas.

No dia 28, a partir das 14 horas, haverá atividades na Pracinha do Museu, com roda de samba, pula-pula e barraquinhas da comunidade. O encerramento da 7ª Primavera de Museus será às 14 horas do dia 29, com apresentação teatral de alunos de oficinas do Museu Capixaba do Negro “Verônica da Pas” (Mucane).

Serviço

O que: 7ª Primavera de Museus – Ação do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), do Ministério da Cultura.
Onde: Museu Histórico da Ilha das Caieiras “Manoel dos Passos Lyrio”
Quando: De 23 a 29 de setembro.
Participação gratuita

 





Deixe seu comentário