O número de visitas ao patrimônio que compõe o Visitar, projeto idealizado e executado pela Secretaria de Turismo, Trabalho e Renda de Vitória em parceria com o Instituto Goia, foi recorde em 2012.
Foram 50.150 visitas aos sete atrativos do roteiro, no Centro Histórico de Vitória: as igrejas Nossa Senhora do Rosário e São Gonçalo, os Conventos do Carmo e São Francisco, o Theatro Carlos Gomes, a Catedral Metropolitana e a Capela de Santa Luzia.
O aumento em relação a 2011 foi de 16.650 visitas. Naquele ano, o número foi de 33,5 mil visitantes. Somente de fora do país foram 1.100 visitas registradas. Passaram pelo patrimônio, além dos moradores da Grande Vitória, turistas de todas as regiões do país. Desde que foi implementado, em setembro de 2006, já foram 234.864 visitas.
A quantidade refere-se aos registros no livro de visitas em cada edificação, cujo controle é feito mensalmente. Porém, pelos cálculos dos monitores, mesmo com a solicitação do registro, 15% dos visitantes não assinam o documento.
Segundo o secretário municipal de Turismo na cidade de Vitória, Trabalho e Renda, Paulo Renato Fonseca Junior, desde a concepção do projeto, quando o patrimônio se estruturou para melhor atender os visitantes, o crescimento tem sido regular e constante.
Parcerias
Paulo Renato lembrou que o projeto foi formatado em parceria e ajustado de acordo com as demandas até se consolidar. Ele deve ser até indicado pelos profissionais de Turismo que vendem o destino Vitória.
“Nosso Centro Histórico é muito rico e as edificações que compõem o roteiro estão prontas para receber os visitantes de maneira organizada. Naturalmente, a expectativa é que os passeios aumentem”, previu Paulo Renato, ao destacar que, sem a participação das escolas de formação e faculdades, dos moradores do Centro Histórico, da Mitra e operadores de turismo o projeto, provavelmente, não se viabilizaria.
Sucesso
O Projeto Visitar foi eleito por duas vezes consecutivas caso de sucesso do Programa de Regionalização do Turismo na categoria Melhor Roteiro Turístico do Estado do Espírito Santo.
De importante relevância à valorização do Centro Histórico de Vitória, o Projeto Visitar fomenta o turismo numa das regiões mais bonitas e significativas do Estado.
O Centro Histórico está compreendido entre a antiga sede do Clube de Regatas Saldanha da Gama (Forte São João) e as imediações da Vila Rubim, onde se encontram produtos típicos. Neste perímetro, existem placas de sinalização interpretativas para maior conforto e segurança do turista e do próprio residente.
O horário de visitação do patrimônio vai das 9 às 17 horas, à exceção das segundas-feiras, quando é feita a manutenção. Informações pelo telefone (27) 3235-2910 ou 3232-6418 e e-mail projetovisitar@vitoria.es.gov.br.
Fonte: Prefeitura Municipal de Vitória